A Nova Escola da Segurança Pública Municipal (NESP-M) surge a partir das inquietações práticas e acadêmicas do seu fundador no campo das políticas públicas municipais de segurança.
A NESP-M nasce inconformada com a violência cotidiana que vitimiza brasileiras e brasileiros, e consciente da sua responsabilidade ética no reconhecimento, valorização e fortalecimento institucional. Além disso, visa promover a educação continuada para qualificação e aprimoramento das Guardas Municipais, gestores e Secretários Públicos Municipais de Segurança e Defesa Social.
A Nova Escola baseia-se em um conceito ampliado de segurança como um direito fundamental e social, essencial à garantia de outros direitos dentro dos marcos do Estado de Direito. É um campo autônomo, transdisciplinar, coletivo e colaborativo, em que os saberes técnicos dos profissionais das Guardas Municipais são cruciais para concepção, implementação e avaliação de ações aplicadas.
A NESP-M está sintonizada com os desafios federativos das políticas públicas no Brasil e com as inovações tecnológicas do século XXI, intensificadas pela pandemia da COVID-19. A escola adota metodologias baseadas em evidências e na interação de mais de 15 anos do seu fundador com as Guardas Municipais e gestores públicos de segurança.
Guardas Municipais, órgãos públicos municipais de fiscalização, com poder de polícia administrativo (meio ambiente, desenvolvimento econômico, vigilância sanitária, trânsito e mobilidade urbana), gestores-as e Secretários-as Públicos-as Municipais de Segurança, Defesa Social, etc.